Prêmio Masterinstal

Coaching de Excelência recebe Prêmio Masterinstall pelo Programa Implantado na Empresa ENGEMAV 2012

Projeto Coaching de Excelência EmpresarialProjeto Coaching de Excelência Empresarial

Introdução
Trabalhando com equipes de alto desempenho empresarial e esportivo ao longo dessas últimas três décadas, tenho me dedicado quase que exclusivamente ao tema “desempenho e resultados” levando em consideração as seguintes questões:
Que ações impactam favoravelmente na evolução dos resultados organizacionais?
Como agir de forma mais estratégica e potencializar as vitórias nos negócios?
O que é preciso eliminar para corrigir e evitar desconformidades?
O que é necessário desenvolver para que o placar seja ampliado?

As respostas a essas e outras questões podem ser encontradas no trabalho de Peter Senge, diretor do Centro de Aprendizado Organizacional da Sloan School of Management (MIT), conhecido como “Organizações que Aprendem”, onde a palavra aprendizado representa “trilha”, portanto, “aprender” significa ganhar experiência seguindo uma determinada trilha. Para Senge “a geração de conhecimento… ocorre basicamente em equipes de trabalho. O aprendizado individual é um subproduto do que acontece em equipes realmente inovadoras. Mas o objetivo não é o aprendizado individual, aliás, se esse se tornar o objetivo, a empresa está em apuros”. Com isso, as ações coletivas que vão além do aprendizado pessoal merecem uma atenção especial e o Método Coaching passa a ser um aliado ao Projeto de desenvolvimento de ações estratégicas, inteligentes e coordenadas em busca de uma missão.
O objetivo desse artigo é apresentar o Projeto Coaching de Excelência com Lideres e Equipes Empresariais visando à melhoria de desempenho e resultados.

Estrutura do Projeto – o Coaching de Excelência dirigido a Lideres e Equipes Empresariais está estruturado a partir de uma base de fundamentação teórico e pratica desenvolvida por Ram Charan (Harvard) considerado o maior Coach na atualidade, Peter Senge (MIT) e Daniel Goleman (Harvard) que destaca: “Coaching nos ajuda a descobrir sonhos, entender nossas forças e energias, proporciona novas compreensões, causa um grande impacto sobre os outros e nos guia nos passos da aprendizagem e melhoria contínua. É um método poderoso para desenvolver a inteligência emocional e, portanto, cultivar a excelência”.
O Formato utilizado no desenvolvimento e implantação do Projeto prevê:
2 Reuniões Estratégicas com os Lideres e RH;
8 Reuniões de Coaching com os Lideres, RH e Equipe;
10 Meses com reuniões mensais programadas;
Duração de 2 horas por reunião;
Local in company ou a combinar.

1ª Etapa – Reuniões Estratégicas com Lideres e RH

A 1ª Etapa do Projeto se destina entender e alinhar a Cultura Organizacional – qual o Propósito/Missão, Visão/Imagem do Futuro, Valores/Princípios e regras de conduta que norteiam as decisões e ações ao longo da jornada.
Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work revela que “Quanto mais desenvolvida e compartilhada for essa Cultura, mais facilmente atingirão os resultados” e, chama nossa atençao para alguns indicadores importantes:
1) Índice de rotatividade (pessoas saindo voluntariamente) menor do que a metade da média de mercado. Ou seja, as pessoas querem ficar nessas empresas o que traz uma grande economia na hora de recontratar e treinar;
2) Empresas com melhor ambiente para se trabalhar, geram maior satisfação de clientes, atingindo metas da organização a partir de boas práticas internas;
3) Enquanto nosso PIB evolui 1 ou 2%, o faturamento dessas empresas foi de 18,2%, dado que também é consistente no mundo inteiro;
4) O desempenho dessas empresas em Bolsas de Valores, chega a ser de duas a quatro vezes maioe do que os principais indicadores de Bolsas.
Em resumo, quanto mais forte for a Cultura Organizacional e o desenvolvimento de pessoas, melhores serão os resultados. Por esse motivo, ao iniciar o Projeto Coaching de Excelência com Lideres e Equipes Empresariais é fundamental levantar informações, como por exemplo, se estivéssemos implantando esse programa no Google:
Missão: organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
Visão: ser referência na consultoria de gestão de contas Google AdWords – Links Patrocinados (SEM);
Valores: profissionalismo e respeito no tratamento entre funcionários, clientes e fornecedores. Reconhecimento dos colaboradores de pró-atividade e de comprometimento para o crescimento rentável da empresa. Ética baseada na integridade e honestidade nas relações de negócios;
Informações relevantes para a empresa como as “Verdades Googles”:
(“10 coisas” escritas quando o Google tinha apenas alguns anos de idade e que de tempos em tempos, são revisadas para ver se ela ainda reflete a verdade):
1. Concentre-se no usuário e o resto será consequência – fornecer a melhor experiência possível.
2. É melhor se dedicar a algo específico e fazer isso muito, muito bem – trabalhamos com pesquisa para conseguir solucionar questões complexas e fornecer aprimoramentos constantes.
3. Rápido é melhor que devagar – nossa meta é fazer com que as pessoas deixem nossa página inicial o mais rápido possível.
4. A democracia funciona na Web – porque tem como base milhões de usuários que postam links em sites para ajudar a determinar quais sites oferecem conteúdo de qualidade.
5. Você não precisa estar em sua mesa para precisar de uma resposta – o mundo está cada vez mais móvel: as pessoas querem acesso às informações onde estiverem e sempre que precisarem.
6. É possível ganhar dinheiro sem fazer o mal – temos um conjunto de princípios que servem de orientação para nossos programas e práticas de publicidade.
7. Sempre haverá mais informações – pesquisadores continuam procurando maneiras de levar todas as informações do mundo às pessoas que procuram respostas.
8. A busca por informações cruza todas as fronteiras – nossa empresa foi fundada na Califórnia, mas nossa missão é facilitar o acesso à informação em todo o mundo e em todos os idiomas.
9. É possível ser sério sem usar terno – fundadores criaram o Google com a ideia de que o trabalho deve ser desafiador, e o desafio deve ser divertido. Acreditamos que coisas incríveis e criativas têm maior probabilidade de acontecer com a cultura correta na empresa, e isso não significa apenas luzes de lava e bolas de borracha.
10. Excelente ainda não é o bastante – é apenas o ponto de partida, não a linha de chegada. Estipulamos metas que sabemos que ainda não podemos atingir porque acreditamos que o esforço para atingi-las resultará em um trabalho melhor do que o esperado. Por meio da inovação e da repetição, desejamos criar coisas que funcionem bem e fazer aprimoramentos de maneiras inesperadas.

Estratégia do negócio – representa o conjunto de serviços oferecidos pela Google:
Empresas bem sucedidas definem o futuro da organização a partir da Visão, baseada na Missão e sustentada em Valores. Por isso, Líderes são fundamentais na construção e manutenção da Cultura Organizacional, por isso, precisam conhecer, compartilhar e acompanhar a Cultura com suas Equipes, para que juntos possam atingir o nível de execução impecável, ou seja, chegar à soma das “horas da verdade” com qualidade nas entregas e garantindo a satisfação dos Clientes, para que possam atingir a Fidelização e Perpetuação dos negócios.

A Excelência Organizacional, portanto, não está relacionada apenas a “Grandes Empresas” e sim, com as Práticas de Gestão que definem a Cultura Organizacional. Por isso as ações que se encontram na raiz das escolhas, decisões necessitam ser estratégicas e o Método Coaching chega como um aliado no processo de melhoria do desempenho e resultados.

Toda corporação tem algum princípio organizador que as pessoas utilizam para tomar decisões, lidar com desafios e criar oportunidades. É por isso que a aprendizagem organizacional tem recebido atenção crescente, tanto nos debates acadêmicos quanto empresariais. Trata-se de um modelo de gestão que exige um tipo de Design Organizacional que favorece estratégias e ações mais integradas e participativas. É nesse contexto de aprendizagem organizacional que se alcança a capacidade de compreender o ambiente e, determinar onde as mudanças são necessárias na busca constante por vantagens competitivas.

O Design Organizacional, portanto, é formado por estruturas complexas onde cada uma de suas muitas partes (hardware e software) vive em constante movimento (pessoas, estratégias e operações) e em interação com o ambiente (mercado), na busca pela adaptação e inovação como base de sustentação e crescimento.

A Estratégia representa o compromisso da empresa com a implantação de seus objetivos e os Líderes devem estar pessoalmente envolvidos com todo o processo para assegurar a interligação da missão e visão com as operações, a partir do Plano de Ação Estratégico com suas Equipes.

O pensamento estratégico portanto, provem da missão e definição da visão e serve como um guia para as decisões e ações no cotidiano das organizações.

Na definição Estratégica, algumas perguntas podem ser utilizadas:
Como realizamos nossos objetivos?
Como concretizaremos esses objetivos?
Como chegaremos lá?

No quadro abaixo é possível ver dois exemplos de como estabelecer a Estratégia

Objetivo 1 Aumentar a participação de mercado e assegurar o crescimento em longo prazo
Estratégia Criar, desenvolver e manter procedimentos personalizados para cada Prospect e Cliente
Criar, desenvolver e manter serviços com base no modelo de excelência
Continuar a desenvolver planos de ação para cada serviço/mercado
Criar, desenvolver e manter um plano de mídia digitais
Objetivo 2 Aumentar a produtividade e melhoria da comunicação
Estratégia Fornecer treinamento para todos os lideres
Rever os procedimentos utilizados por todos os canais de comunicação da corporação
Implementar e incentivar o diálogo aberto, honesto e informal

É fundamental exercitar a nossa capacidade de ver o mundo com de forma sistêmica a partir de um conjunto de forças entrelaçadas e relacionadas entre si. Ao fazer isso estaremos criando organizações de aprendizagem, onde as pessoas estabelecem objetivos mais altos, aprendem a criar resultados diferenciados e a usar novos padrões de pensamento e, enfim, onde as pessoas aprendem a aprender com o grupo.
Existe uma grande diferença entre obediência e comprometimento. O comprometimento provoca energia, paixão e empolgação que não podem ser gerados se o time for apenas obediente mesmo que genuinamente obediente. O comprometimento não age de acordo com as “regras do jogo”. Ele é responsável pelo jogo. Se as “regras do jogo” forem um estorvo para se atingir o objetivo, ele encontrará um meio de mudá-la. Um time realmente comprometido com um objetivo tem uma força capaz de fazer o que parece impossível.

Na segunda parte desse artigo, apresentaremos os fundamentos utilizados nas reuniões com as Equipes.

Bibliografia:
CHARAN, R. e BOSSIDY, L.- Execução: a disciplina para atingir resultados- RJ, Elsevier, 2005.
CHARAN, Ram – Know-How – Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.
CHARAN, Ram – Liderança na era da turbulência econômica – R.Janeiro, Elsevier, 2009.
CHARAN, Ram e LAFREY, A.G. – O jogo da liderança – Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.
CLUTTERBURCK, David – Coaching Eficaz – SP, Ed.Gente, 2008.
Fundação Nacional da Qualidade https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=fnq
GOLDSMITH, Marshall e LYONS, Laurence e FREAS,Alyssa – Coaching: exercício da liderança – RJ, Ed.Elsevier: DBM, 2003.
HESSELBEN, GOLDSMITH & BECKHARD – A organização do futuro: como preparar hoje as empresas de amanha, SP, Futura, 1997.
HSBC Global Connections, Gestão Organizacional – Desafios para alcançar bons resultados, Rivadávia Drummond, presidente da HSM Educação S/A, e Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work. 21/08/2014.
QUIGLEY, Joseph V., Visão, como lideres a desenvolvem, compartilham e mantêm, SP, Makron, 1994.
REVISTA CLASSE MUNDIAL, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), N.12, ano 2011/2012.
SENGE, Peter – A dança das mudanças, RJ, Campus, 1999.
SENGE, Peter – A Quinta Disciplina: Caderno de Campo – Rio de Janeiro, Qualitymark, 1995.
WELCH, Jack e Suzy – Paixão por vencer: as respostas – Rio de Janeiro, Elsevier, 2007.

Academia Emocional – Educação Executiva e Esportiva
Rua Apinajés, 1100 – cj 105 – Perdizes/SP – Brasil – Fone: 11-3873.1547

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*