Programa Coaching de excelência – Como contruir o futuro desejado

Portanto, considerar que existem fatores externos sob os quais não temos controle e que exercem uma força em nossas vidas é importante. Porém, mais importante é aprender a assumir o domínio da parte que nos cabe e, assim, aprender a utilizar o conjunto de mecanismos internos que dispomos para atingir os nossos sonhos e objetivos. É o que afirma Howard Cutler, psiquiatra e neurologista da American Board, no livro A Arte da Felicidade: “A Felicidade é determinada mais pelo estado mental – Modo de Encarar a Vida – do que por acontecimentos externos. Portanto, dispomos do equipamento de que precisamos para alcançar a felicidade”.

Ampliar a capacidade de produzir resultados com excelência – ou seja, desenvolver o autodomínio – pode ser definitivo para quem quer virar o jogo, nos esportes, negócios e na vida. Segundo Peter Senge, diretor do Centro de Aprendizado Organizacional da Sloan School of Management, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), e criador do Modelo de Organizações que Aprendem: “a vida pode ser uma viagem criativa, viver de um ponto de vista criativo, em contraposição a um reativo”. Para ele, “através do desenvolvimento do autodomínio, aprendemos a entender e aprofundar continuamente nosso propósito na vida e a concentrar energia em maneiras mais estratégicas e produtivas de agir e interagir, como um artista no trabalho de criação”.

Podemos virar o jogo quando decidimos passar de meros expectadores a condutores criativos da parte que nos cabe em nossas jornadas. À partir de uma metodologia simples e bem fundamentada cientificamente é possível redefinir o destino almejado, estabelecer o plano de voo e assumir o que realmente tem o poder de mudar o placar – ações estratégicas. Passo a passo, como eternos aprendizes em busca do melhor que existe em nós mesmos, podemos trilhar o caminho, fazendo escolhas, tomando decisões, promovendo ações e assumindo, então, a tal parte que nos cabe de nossos destinos. Como canta e encanta Guilherme Arantes: “Vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, aprendendo a jogar”.

Que método é esse que pode nos tirar do automático e provocar a tomada de consciência necessária para que possamos assumir as nossas vidas, carreiras e empresas? É o método Coaching. Seja bem-vindo! Esse método pode fazer a diferença em sua vida, carreira e empresa – aqui e agora!

O QUE É COACHING?

A Revista Fortune perguntou a 22 das pessoas mais bem-sucedidas do mundo: “Qual o melhor conselho que você já recebeu?” Eric Schmidt, presidente da Google, respondeu:
“Costumo receber muitos conselhos que nõ sei por onde começar. Um que me vem à mente é ter um Coach. Um jovem membro, John Doerr, em 2002 disse: Meu conselho para você é ter um Coach. E eu disse: Bem, eu não preciso de um Coach, sou um CEO estabilizado, para que precisaria de um Coach, tem algo errado? Ele disse: Não, não, você precisa de um Coach, todo mundo precisa de um Coach. Então, Bill Campbell se tornou meu Coach e serviu muito bem ao Google. Todo atleta famoso, todo artista famoso tem um Coach, alguém para observar o que está fazendo e perguntar: É isso mesmo que você quis dizer? Você fez isso mesmo?, dar a eles uma perspectiva. Uma das coisas que as pessoas nunca são boas é olhar para elas como os outros as enxergam. Um Coach realmente ajuda!”

Procurando explicar da forma mais simples possível, diria que Coaching é um programa que procura provocar pessoas a saírem do automático, despertando para o que significa a jornada pessoal e profissional – levando a reflexões como: quais os resultados que está alcançando atualmente, o que você quer ser e aonde deseja chegar. É um trabalho que contribui especialmente para o desenvolvimento do Autodomínio – capacidade de produzir resultados e que, para tanto, parte de um plano de voo em relação ao futuro. O processo de mudança ocorre à partir de ações estratégicas que levam a resultados, aprendizagens e melhorias, à parte que nos cabe de nosso destino.

A principal característica dos encontros ou sessões de Coaching é que o facilitador, chamado de Coach, fica a maior parte do tempo fazendo perguntas, com o proposito de levar a novas compreensões, estimulando a fazer escolhas, tomar decisões e levar à ação – aquela cujo placar nos interessa. O mais interessante desse exercício é que, ao mesmo tempo em que nos apropriamos de nossas vidas e carreiras, também descobrimos o tesouro inesgotável de recursos e possibilidades que habita no mais intimo dos seres humanos.

Anthony Grant – Fundador e diretor da Unidade de Psicologia do Coaching na Universidade de Sidnei, define:
“Coaching é um processo sistemático e colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados, no qual o Coach facilita a evolução do desempenho, bem estar, aprendizagem de pessoas (Coachees), grupos e organizações que não apresentam problemas mentais clinicamente significativos.

Segundo a International Coaching Federation – ICF:
“Coaching é o processo de aprendizado, aperfeiçoamento, melhoria de desempenho e qualidade de vida. Nas sessões, o Cliente escolhe o foco de conversação, enquanto o Coach escuta e contribui com observações e perguntas. Esta interação cria clareza e coloca o Cliente em ação. Coaching acelera o progresso com foco e consciência nas escolhas. Coaching concentra-se onde os clientes estão e no que querem fazer para chegar onde desejam.”

Em nosso Programa Coaching de Excelência, da Academia Emocional, definimos:
“Coaching é o Processo de mudança, focado nas ações estratégicas que geram resultados, aprendizagens e melhorias (Ciclo da Excelência).”

Essa definição representa os sete elementos da estrutura e sessões de Coaching:

mapa-artigo

QUAL O PROPÓSITO DO MÉTODO COACHING?

O Método Coaching tem como propósito contribuir para o desenvolvimento do Autodomínio, ou seja, aumentar nossa capacidade de produzir resultados pessoais, profissionais e organizacionais. Quando atingimos Autodomínio, fazemos escolhas, tomamos decisões, agimos estrategicamente e demonstramos poder de:

– Enfrentar desafios;
– Resolver problemas;
– Ter Atitude mental positiva;
– Agir de forma criativa, não reativa, especialmente diante dos revezes da vida.

Os benefícios vão desde uma maneira mais estratégica de pensar, sentir, agir e interagir, ou se posicionar na vida, até a reestruturação total de vidas, carreiras e organizações.

Para Daniel Goleman, PhD de Harvard, uma das maiores autoridades em psicologia:
“Coaching nos ajuda a descobrir sonhos, entender nossas forças e energias, proporciona novas compreensões, causa um grande impacto sobre os outros e nos guia nos passos da aprendizagem e melhoria contínua. É um método poderoso para desenvolver a inteligência emocional e, portanto, cultivar a excelência.”

 

COACHING FUNCIONA, COMPROVADAMENTE?

Sim. O método Coaching funciona e foi comprovado por estudo realizado pelo ICF – International Coaching Federation – encomendado pela conceituada consultoria PricewaterhouseCoopers, em 2009:
“Coaching Funciona e é de grande valor, seja para criar mudanças positivas e alcançar metas pessoais como para gerar sólido retorno do investimento (ROI- Return on Investment) para os clientes.”

Outra fonte de comprovação pode ser encontrada na tese de doutorado de Cristiana Vaz de Moraes, Universidade de São Paulo (USP), em 2007:
“Coaching é uma forma de alavancar a liderança numa organização em busca de resultados excelentes, contribuindo para a expansão do indivíduo profissional e também como pessoa. Faz com que organizações que acreditam no potencial de seus profissionais consigam, neste momento de grande concorrência – mudanças e globalização – ter um posicionamento ótimo para enfrentar crises, buscando novas alternativas de negócios, aprendendo também a desenvolver novas competências que os ajudem a se reposicionar, se necessário, ou ultrapassar barreiras empresariais que possam surgir”.

Sueli Milaré, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCAMP-SP), em sua tese de mestrado em 2008, resume que:
“Coaching Executivo está sendo usado para ajudar líderes a adaptarem-se aos desafios da globalização, e os resultados demonstram que o Coaching Executivo é eficaz, permitindo o desenvolvimento de novas competências pessoais, que possibilitam atingir metas organizacionais”.


COACH, COACHEE E COACHING – 3 LADOS DA MESMA VIAGEM

O Coach pode ser considerado o facilitador do processo de mudança vivenciado pelo Coachee, cliente e agente de mudança ao longo do processo de Coaching.

O Coach, portanto, tem a função de encorajar a autodescoberta, estimular o descobrimento e alinhamento de objetivos, trazer à tona estratégias e soluções e manter o Coachee responsável
pelas ações e resultados. É também responsabilidade do Coach questionar de que maneira o Coachee, equipe ou organização, pode ser melhor.Segundo David Rock (Coach Empresarial) e Jeffrey Schuartz (Psiquiatra):
“As pessoas que estimulam o pensamento de outros estão assumindo a função de Coach, formulando perguntas, partilhando filosofias e metodologias, observando o processo e expondo os demais a diferentes perspectivas, fazendo-os refletir, questionar e rever suas premissas e posições”.
Captura de tela 2012-08-13 às 13.17.53

DIFERENÇAS ENTREO COACHING, TERAPIA E CONSULTORIA

De maneira resumida, no processo de Coaching:

– Existe cliente, não paciente;
– Ações levam às mudanças;
– O trabalho é focado no presente e futuro, e não no passado;
– O Cliente é o agente e responsável pelas mudanças;
– O Coach não aconselha, ele faz perguntas, leva a reflexões, tomada de consciência e ações estratégicas;
– O Cliente tem sempre as melhores respostas;
– O Coach contribui para que o Coachee assuma a parte do destino que lhe cabe;


COMO SÃO AS SESSÕES DO PROGRAMA COACHING DE EXCELÊNCIA – SESSÕES INDIVIDUAIS?

O Programa Coaching de Excelência está estruturado em 10 sessões, e com ações estratégicas entre sessões:

barra-cursos-modulos

Avaliação Inicial (1ªSessão) – tem como objetivo retratar o momento de vida e identificar a adequação ao Coaching;
Sessões Intermediárias I – direcionadas ao levantamento do Propósito, Visão, Valores, Estratégia (Plano de Ação) e Ações Estratégicas;
Avaliação Periódica (5ªSessão) – visa levantar as Mudanças, Resultados, Aprendizagens e Melhorias que ocorreram no primeiro ciclo.
Sessões Intermediárias II – direcionadas ao levantamento dos Indicadores, Competências (CHA), Recursos e Plano de Ação;
Avaliação Final (10ªSessão) – visa levantar as Mudanças, Resultados, Aprendizagens e Melhorias promovidas ao longo do programa e direcionar os próximos passos.

COMO SÃO AS SESSÕES DO PROGRAMA COACHING DE EXCELÊNCIA – EMPRESA E EXECUTIVO?

O Programa Coaching de Excelência – Empresa está estruturado em 7 etapas, que vão das reuniões estratégicas, palestra de apresentação aos participantes, Avaliação Inicial, Sessões Individuais, Sessões Coletivas, Projeto Final e Avaliação de Resultados:

Captura de tela 2012-09-10 às 18.38.51

 

COMO É A FORMAÇÃO NO PROGRAMA COACHING DE EXCELÊNCIA DA ACADEMIA EMOCIONAL? 

Nossa matriz de formação foi cuidadosamente estruturada em 6 Módulos para dar o preparo teórico e prático, indispensável ao exercício do Coaching Profissional:

1. Módulo Introdução:

Objetivo: Conhecer os fundamentos filosóficos, teóricos e práticos do Programa Coaching de Excelência.
Prática: Sessão de Avaliação Inicial
Indicado: Interessado por fundamentação teórico-prática.
Carga Horária: 2 dias – 16 horas (das 8 às 18h)
Investimento: Valor hora/aula R$ 120,00 – Total: R$ 1.920.00 (em até 6 parcelas). Incluso apostila e coffee.
Programa: Origens e Histórico, Definição, Pressupostos, O que dizem as pesquisas, Estrutura inicial do Método, Estrutura 7 Elementos, Bases Científicas, Modelos Teóricos (Cognitivo, Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, Aprendizagem), Diferenças entre Coaching, Terapia e Consultoria, Tipos de Coaching, Etapas do Programa Coaching de Resultados, Técnicas e Ferramentas, Bibliografia.


2. Módulo Avançado:

Objetivo: Desenvolver habilidades e competências para a prática do Coaching Profissional.
Prática: 10 Sessões Estruturadas com Técnicas e Ferramentas
Indicado: Interessados no exercício do Coaching Profissional.
Carga horária: 2 dias- 16h (das 8 as 18)
Programa: Planejar, organizar, dirigir e controlar as 10 Sessões estruturadas: Planejamento Estratégico, Avaliação inicial, Sessões intermediárias 1, Avaliação periódica, Sessões intermediárias 2, Avaliação final, Fechamento do ciclo PROCORES.
Pré-Requisito: Ter cursado Introdução
Investimento: Valor hora/aula R$ 120,00 – Total: R$ 1.920.00 (em até 6 parcelas). Incluso apostila e coffee.

3. Módulo Especialização – Empresa

Objetivo: Desenvolver habilidades e competências do Coaching Executivo e Empresarial
Prática: Cases Empresarial
Indicado: Interessado por especialização (conhecer a “tribo” e códigos executivo e empresarial)
Carga Horária: 2 dias – 16 horas (das 8 às 18h)
Investimento: Valor hora/aula R$ 120,00 – Total: R$ 1.920.00 (em até 6 parcelas). Incluso apostila e coffee.
4. Módulo Especialização – Esporte

Objetivo: Desenvolver habilidades e competências do Coaching Esportivo.
Prática: Cases Esportivo
Indicado: Interessado por especialização (conhecer a “tribo” e códigos esportivos)
Carga Horária: 16 horas (das 8 às 18h)
Investimento: Valor hora/aula R$ 120,00 – Total: R$ 1.920.00 (em até 6 parcelas). Incluso apostila e coffee.


5. Módulo Especialização – Equipe

Objetivo: Desenvolver habilidades e competências do Coaching voltado a Equipes Empresarial e Esportiva.
Prática: Cases Esportivo
Indicado: Interessado por especialização (conhecer a dinâmica de equipes)
Carga Horária: 16 horas (das 8 às 18h)
Investimento: Valor hora/aula R$ 120,00 – Total: R$ 1.920.00 (em até 6 parcelas). Incluso apostila e coffee.

6. Clínica

Objetivo: Reunir Coaches profissionais e estimular a troca de experiências através de casos práticos.
Indicado: Interessado por informação, atualização e networking.
Carga Horária: 8 horas (das 8 às 18h)
Investimento: Valor hora/aula R$ 120,00 – Total: R$ 960.00 (em até 6 parcelas). Incluso coffee.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*